Como funciona uma usina hidrelétrica?

A energia elétrica. De onde ela vem? Pode-se obter energia elétrica de várias formas, queima de petróleo, carvão ou gás, até o movimento das águas de um rio podem gerar eletricidade. É isto que faz uma usina hidrelétrica.

A energia produzida por uma usina hidrelétrica é uma das mais limpas e seguras que existem, já que a emissão de poluentes é muito baixa, isso porque a matéria prima utilizada para produzir energia é água, um combustível praticamente inesgotável. O processo não é assim tão difícil de entender.

Depois de um estudo cuidadoso do local para não prejudicar o meio ambiente, a água do rio é represada por barragens, que controlam o nível da represa, por exemplo, se chover muito, as comportas se abrem, dando vazão ao excesso de água, que entra com grande pressão em um aqueduto, seguindo em direção às turbinas, que são responsáveis pela geração da energia.

Essas turbinas são formadas por pás, que são movimentadas pelas corrente de água, e, presas em um eixo, acionam o gerador da usina, transformando energia mecânica em elétrica. O transformador presente na usina aumenta a tensão da energia, permitindo que ela viaje pelos fios, abastecendo shoppings, escolas, casas.

Após isso, a água usada é devolvida ao rio com a mesma qualidade de antes. Podendo ser usada para consumo humano, atividades industriais e até para uso de outro usina hidrelétrica, instalada mais a frente no curso do mesmo rio.

Para entender melhor:

Imagem: Sturm - Wikipédia






1 comentários:

  1. JuliaTizziani disse...:

    Mais simples impossivel, grata.

Postar um comentário

 
H2O Power Brasil © 2011 | Quase nenhum direito reservado.